Curso de Jornalismo amplia seu quadro docente

por Daline Rodrigues Gerber

Entre os meses de outubro e novembro, a UFRRJ promove concurso e contrata mais cinco professores que integrarão o quadro de docentes do curso de Jornalismo. A novidade deve trazer novas perspectivas e possibilitar o aumento de laboratórios, disciplinas optativas e pesquisas na área.

No dia 2 de agosto, a Reitoria da UFRRJ publicou, em Diário Oficial, o edital nº 89/2013, com o concurso para ocupação de cargos em diversos setores da Universidade. Há um contentamento geral, pois foram incluídas as demandas do curso de Jornalismo, que contará, muito em breve, com o apoio de um professor para cada área citada a seguir: Telejornalismo (carga horária de 40h, dedicação exclusiva), Radiojornalismo (carga horária de 40h, dedicação exclusiva), Fotojornalismo (carga horária de 20h, dedicação parcial), Jornalismo Impresso/Digital (carga horária de 20h, dedicação parcial) e Editoração Eletrônica (carga horária de 20h, dedicação parcial).

Os candidatos, até agora, passaram por três etapas no concurso: prova escrita, prova didática e avaliação curricular. Segundo a coordenadora do curso de Jornalismo, Simone Orlando, as correções são criteriosas, demandando muita atenção e cuidado por parte da banca avaliadora, que também é composta por professores de outras universidades federais, como UFF e UFRJ.

Desde a primeira semana de outubro, o processo seletivo está em andamento. Acompanhe o quadro de professores já selecionados:
Professor de Telejornalismo – Maria de Fátima Costa de Oliveira
Professor de Jornalismo Impresso/ Digital – Ana Lucia Vaz
Professor de Radiojornalismo – José Cardoso Ferrão Neto
Professor de Editoração Eletrônica – Francisco Beltrão do Valle

A escolha do candidato que ocupará o cargo de Professor de Fotojornalismo começará no próximo. O resultado final estará disponível no mesmo dia (13) em que ocorrerão as provas didática e curricular.

– Esse concurso é bastante importante, pois simboliza um novo momento do curso, com mais pessoas produzindo e colaborando com ideias e ações – afirma Simone Orlando.

Até o presente momento, o curso contava com apenas seis professores efetivos, um número muito reduzido para uma graduação que vem atendendo mais e mais alunos. Simone acredita que novos docentes enriquecem de possibilidades a grade curricular e extracurricular.

– Poderemos oferecer mais atividades de extensão, mais pesquisas, mais disciplinas optativas, mais laboratórios, que é o que está faltando – comenta com satisfação a coordenadora.

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages